Encontro de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, o SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA realizou o Encontro de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas, na sede da Seção Sindical, com roda de conversa sobre como melhorar a qualidade de vida e saúde pós-aposentadoria, esclarecimentos sobre demandas jurídicas e orientações para o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

Enquanto aguardavam o início dos debates, todas e todos os presentes aproveitaram para colocar a conversa em dia durante o café da manhã oferecido pelo Sindicato. “A decisão de reunir nossos aposentados e pensionistas foi exatamente para reaproximá-los do Sindicato, porque muitos acabam se distanciando do convívio com os colegas e dos assuntos da entidade”, disse o Secretário de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social, Otávio Barroso.

Plantão Jurídico

A Assessora Jurídica Thaís Mergulhão foi uma das debatedoras do evento e tirou dúvidas das sindicalizadas e sindicalizados aposentados e beneficiários de pensão relacionadas à licença-prêmio e sobre a jurisprência já consolidada sobre a possibilidade de converter em dinheiro os meses de licenças-prêmio não usufruídos e não contados em dobro para a aposentadoria.

Também explicou sobre a possibilidade do recebimento de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), conforme decisão judicial em favor do SINASEFE Nacional, para todas e todos os sindicalizados aposentados e beneficiários de pensão que se enquadram nas regras de paridade (antes de 2013).

A advogada alertou para que, em caso de resposta negativa à concessão do benefício por meio do processo administrativo junto ao IFPA, a orientação é agendar consulta com a Assessoria Jurídica do Sindicato para analisar a situação e, em seguida, fornecer os documentos necessários para entrar com ação judicial.

Consultoria Técnica do RSC

Para facilitar a montagem do processo de requerimento do RSC, o Sindicato conta com a colaboração do professor Gustavo Sales, ex-presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) Central do IFPA. O atendimento ocorre de maneira presencial, na sede do Sindicato, sempre às terças-feiras, de 9h às 12h, e quintas-feiras, de 15h às 18h.

Acolhimento psicológico

O psicólogo Rodolfo Ferrari abordou a transição para a aposentadoria, um momento importante da carreira que impacta não somente na remuneração, mas também na rotina e, por isso mesmo, precisa de cuidados para garantir bem-estar e uma longevidade saudável.

Ferrari destacou que essa nova fase da vida é uma das razões das consequências psicológicas, emocionais e até físicas que acometem pessoas que se aposentam. “Por isso é importante equilibrar a distribuição do tempo entre a afetividade, vida familiar, lazer, participação em grupos de convivência ou comunitários, redes de apoio, ou até mesmo um novo emprego, remunerado ou voluntário, para melhorar a qualidade de vida”.

Sempre na luta

Os diretores do Sindicato reafirmaram que seguem na luta para que os direitos de aposentadas, aposentados e pensionistas sejam respeitados e não sejam retirados.

“Ficamos muito felizes com a presença de todas e todos que aproveitaram essas horas conosco. Esperamos que quem não veio, possa participar dos próximos encontros, porque elas serão ainda melhores”, destacou o Coordenador Geral, Guaraci Soares.

Galeria de imagens

ELEIÇÕES

SINDICALIZE-SE