Direção do Sindicato se reune com a Reitoria do IFPA para tratar da greve nacional da educação federal

Na manhã desta quinta, 28 de março, a Diretoria do SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA reuniu com Reitora Ana Paula Palheta e a equipe gestora do IFPA para comunicar da deliberação da 188ª PLENA que ratificou o indicativo de deflagração da greve nacional por tempo indeterminado para 03 de abril, tendo como principais reivindicações a defesa de mais orçamento para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), a reestruturação da carreira e a reposição salarial.

As diretoras e diretores sindicais cobraram o comprometimento da gestão com dois temas importantes para a categoria: a garantia de que não haverá perseguição nem corte de salários de grevistas e de que o calendário acadêmico será suspenso.

A reitora reconheceu a legitimidade do movimento paredista e da sua pauta de reivindicações e disse que, inicialmente, não vai encaminhar ao Governo Federal a lista de servidoras e servidores docentes e técnico-administrativos que aderirem à greve, para evitar o corte imediato dos salários.

Sobre o calendário acadêmico, informou que vai avaliar caso a caso, considerar particularidades junto com a direção de cada campus para decidir pela manutenção ou suspensão das atividades letivas. Também adiantou que a reposição do trabalho terá que ser ajustada entre o Sindicato, o Comando de Greve e o Consup do IFPA.

Apoio estudantil e serviços essenciais

Com a deflagração da greve já confirmada para o início de abril, a gestão expressou preocupação com a realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIF – Etapa estadual 2024), marcado para ocorrer no período de 27 a 31 de maio, em Tucuruí.

A direção do Sindicato informou que durante as votações realizadas nas bases sindicais para a aprovação do indicativo de greve, representantes discentes manifestaram apoio à luta da categoria no enfrentamento ao sucateamento e à precariedade das condições de trabalho, ensino, estudo e funcionamento do IFPA, e que a essencialidade de serviços será mantida.

Reunião

Participaram como representantes da Diretoria Sindical, as servidoras Laurenir Peniche e Claudiane Ladislau, os servidores Rosinaldo Silveira e Jefferson Lima, e a Assessora Jurídica Roberta Dantas. Estavam presentes pela equipe de gestão do IFPA o Pró-Reitor de Ensino Arthur Silva (PROEN), a Pró-Reitora de Extensão e Relações Externas Keila Valente (PROEX), o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) Saulo Silva e o Diretor Executivo (DIREX) Fabrício Alho.

ELEIÇÕES

SINDICALIZE-SE