Orientações para a deflagração da greve no IFPA e a realização do Ato Público no dia 03/04

A Comissão de Mobilização para a Greve, formada na 4ª Assembleia Geral Estadual (AGE) Extraordinária, reuniu nesta segunda-feira, 01 de abril, para formular um passo a passo para a deflagração do movimento paredista no IFPA e garantir a participação massiva da categoria no Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos, convocado pelo Fonasefe como parte do calendário de luta das servidoras e servidores federais em todo o país por recomposição salarial e em defesa do serviço público.

A diretora sindical Laurenir Peniche reafirmou que a Seção Sindical IFPA, CTRB cumpriu todas as formalidades de convocação e instalação da greve por tempo indeterminado, bem como tomou as providências legais previstas, tais como a divulgação em jornal de ampla circulação e a devida notificação com antecedência à Reitoria e Direções de campi do IFPA. Do mesmo modo, a Direção Nacional do SINASEFE já comunicou ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação para garantir os requisitos legais para o exercício do direito de greve.

O próximo passo, já colocado em prática nos locais de trabalho, foi mobilizar a categoria para as duas Assembleias Gerais Estaduais (AGE) Extraordinárias que ocorrem logo mais, a partir das 18h, de maneira virtual, a fim de ratificar a deflagração de greve, já aprovada nas Assembleias Locais (AL), bem como para o Ato Público do dia 03 de abril. Em Belém, o protesto vai unificar o funcionalismo público federal, estadual e municipal, com concentração em frente ao IFPA, a partir da 9h.

O SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA está à disposição da categoria para ratear o custo das mobilizações agendadas para o dia 03 de abril, conjuntamente com os Comandos de Greve das Instituições Federais de Ensino (IFEs) que já paralisaram as atividades. Para solicitar recursos e viabilizar a estrutura dos atos (seja faixa, panfletos, adesivos, água, som ou outras necessidades), é necessário enviar e-mail para sinasefepa@sinasefepa.org.br.

Comando Local de Greve

Outro encaminhamento foi eleger o quanto antes um Comando Local de Greve, que será fundamental para estabelecer debate com a Gestão do Instituto em cada campus sobre a manutenção da essencialidade de serviços, além de aprovar um calendário de lutas, que inclua a ampliação do diálogo com a comunidade do IFPA para explicar e debater as motivações da greve.

Calendário de Lutas

02/04, TERÇA-FEIRA, A PARTIR DAS 18H

  • Assembleia Geral Estadual. Pauta: Deflagração da Greve no IFPA
  • Assembleia Geral Estadual. Pauta: Instalação do Comando Estadual de Greve

03/04, QUARTA-FEIRA

  • Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos

ELEIÇÕES

SINDICALIZE-SE