Greve avança nos campi do IFPA com acordos sobre serviços essenciais

A greve de servidoras e servidores docentes e técnico-administrativos do IFPA completou uma semana e conquista novas adesões a cada dia. A base sindical, desde a deflagração do movimento paredista, legitimamente aprovado em assembleia, por ampla maioria, se mobilizou para a instalação dos Comandos Locais de Greve (CLG) que já garantiram a definição da essencialidade dos serviços e atividades inadiáveis em doze (12) dos dezoito (18) campi do IFPA.

Os acordos com as Direções Gerais (DGs) incluem a paralisação das aulas e de parte das atividades administrativas em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Paragominas, Parauapebas e Tucuruí. As tratativas sobre as demandas administrativas consideradas essenciais são distintas para cada campus e levaram em conta a realidade local.

O Comando Estadual de Greve (CEG) está no aguardo de resposta do ofício encaminhado à Reitoria para discutir a suspensão do calendário acadêmico.

Atividades de greve

Os Comandos Locais de Greve (CLG) seguem com atividades de ocupação e mobilização nos campi, convocam a comunidade acadêmica a participar presencialmente da agenda de lutas – que incluem reuniões, palestras, oficinas, aulas de ginástica laboral, gincanas e torneios esportivos – e reforçam a orientação de que todas e todos os servidores grevistas assinem, obrigatoriamente, as listas de presença.

Moção de Apoio do CONSUP

O Conselho Superior (CONSUP) do IFPA, órgão máximo do Instituto, em termos normativo, deliberativo e consultivo, aprovou Moção de Apoio à greve em reunião extraordinária realizada no dia 01 de abril.

O documento considera legítimas as pautas de reivindicação do movimento grevista e reitera a solicitação de que o “governo federal e as autoridades competentes” dialoguem “de forma construtiva com os representantes dos servidores, buscando soluções que atendam às legítimas demandas da categoria”.

Leia abaixo a nota do CONSUP na íntegra:

Nota do Conif

Nesta quarta, 10 de abril, o Conselho Pleno da 132º Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) também publicou nota em apoio às reivindicações de servidoras e servidores da Rede Federal.

Veja a nota no site do Conif:

CONIF – Nota do Conif em apoio às reivindicações de servidoras e servidores da Rede Federal

Comando Nacional de Greve (CNG)

A servidora sindicalizada Larissa Leal, do campus Breve do IFPA, que está secretária-adjunta da Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE Nacional, faz parte do Comando Nacional de Greve (CNG), constituído no 08 de abril, em Brasília-DF, e já coordena as ações da greve nacional.

ELEIÇÕES

SINDICALIZE-SE