
Depois de apelar para uma manobra burocrática no CONSUP do IFPA e frustrar a expectativa da comunidade acadêmica que ficou sem resposta sobre a suspensão dos calendários acadêmico e institucional, na última terça-feira, dia 30 de abril, a Reitora Ana Paula Palheta comprovou que está empenhada na missão de deter o movimento de greve das servidoras e servidores dos Institutos Federais. A gestora participou da reunião do CONSUP do IFAP (Amapá) para discutir o mesmo ponto de pauta e não deixou dúvidas de que lado está: como representante do MEC, defendeu a manutenção do calendário e votou contra a decisão soberana de docentes e técnico-administrativos em greve.
Em nota de repúdio, publicada pelo SINASEFE IFAP, a Comissão Unificada da Greve de TAEs e Docentes do campus Laranjal do Jari do IFAP afirma que o desrespeito às deliberações da categoria “compromete a confiança dos servidores na instituição e nas instâncias decisórias, criando um ambiente de descrédito dos gestores e descontentamento generalizado”.
Cabe destacar que tanto no Pará quanto no Amapá, e independente do encaminhamento proposto – ou da suposta falta de competência decisória – dos Conselhos Superiores, as servidores e servidores continuam de braços cruzados e garantem o funcionamento mínimo necessário das atividades e serviços essenciais, conforme acordos entre as direções dos campi e comandos de greve.
O Comando Estadual de Greve do IFPA manifesta apoio às companheiras e companheiros grevistas do IFAP e reafirma que, apesar da ofensiva fracassada e equivocada do Governo e de seus gestores para encerrar o movimento grevista, nesta sexta-feira, dia 03 de maio, a paralisação completa um mês e segue por tempo indeterminado, com a adesão de mais de 530 unidades da Rede Federal, espalhadas por 26 estados/unidades da federação.
Greve é direito! E a luta continua firme, com ou sem a suspensão do calendário, em defesa da educação pública e da valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação, em especial os TAEs, que recebem o pior salário do serviço público federal.
Assista à 41ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior do IFAP
Nota de repúdio da Comissão Unificada da Greve de TAEs e Docentes do campus Laranjal do Jari do IFAP