
A Comissão de Negociação Pós-Greve do SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 22 de julho, com a equipe gestora do IFPA para discutir uma proposta preliminar de reformulação do calendário acadêmico e institucional em decorrência do movimento grevista.
Os representantes sindicais defenderam que os campi tenham autonomia para a readequação de datas, considerando as particularidades de cada campus, inclusive com a garantia da reposição do trabalho de técnico-administrativos por meio da execução de atividades represadas e da reposição de conteúdo pelos docentes, a fim de cumprir os 200 dias letivos anuais.
A gestão informou que já existe uma Comissão Institucional de Calendário Acadêmico, responsável por alinhar as tratativas referentes à compensação de atividades com as Direções dos campi e equipes pedagógicas. Além disso, apresentou uma minuta do Termo de Acordo para a reorganização do calendário, que foi lida na íntegra e acatada na maioria dos itens, com algumas sugestões de reformulação e retirada de texto.
O documento ainda será submetido à análise da Assessoria Jurídica do Sindicato, que vai contribuir com os ajustes necessários, sem prejuízos aos estudantes e sem sobrecarregar as servidoras e servidores.
A Comissão de Negociação reforçou o compromisso de manter negociação permanente com a gestão para que o processo de recomposição ocorra com qualidade e tranquilidade. Também confirmou reunião para validar o acordo na quinta-feira, 25 de julho, às 10h, na Reitoria do IFPA.
Minuta do Termo de Acordo