
Dois anos após os ataques antidemocráticos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro – inconformados com o resultado das eleições de outubro de 2022 e a vitória de Lula nas urnas – ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília-DF, reafirmamos, com a firmeza que a história exige, nosso compromisso com a defesa da democracia e seguimos na luta para que não haja anistia a quem participou, incitou ou organizou os atos golpistas.
Desde a redemocratização do país, a nossa tarefa permanente e coletiva é fortalecer as conquistas democráticas e impedir retrocessos. Portanto, o SINASEFE IFPA, CTRB e CIABA se soma a todas e todos os brasileiros que repudiam e condenam qualquer investida articulada para deslegitimar a democracia e suas instituições, e reforça a importância das investigações, prisões, julgamentos e efetivas punições dos envolvidos nas ações criminosas de 8 de janeiro de 2023.
O rastro de destruição deixado pela invasão e vandalismo contra as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, motivado pela intolerância, pela violência e pela desinformação, deve sempre ser lembrado como uma grave tentativa de golpe de Estado. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.
Sem anistia para golpistas!